Conhecendo o Colégio

É preciso deixar claro que a fase escolar da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, é muito importante, não só para a vida estudantil como para todo o desenvolvimento intelectual, emocional e social de uma pessoa. Muito além de passar conhecimentos e fazer com que sejam assimilados por nossos alunos, o CEJA tem a proposta de integrar cada criança ao seu meio, transmitir noções de organização, disciplina, solidariedade, convívio em grupo e cidadania. Valores que não se medem em avaliações bimestrais, mas lapidam o homem ao longo de toda a sua existência. E é na escola, com os amigos de classe e as atividades em grupo, que esse saber cria raízes e se fortalece. Com esses conceitos bem claros, estas informações têm por objetivo expor, aos pais e responsáveis, a forma que a Escola adotou para trabalhar o dia-a-dia. São detalhes aparentemente simples, mas que, na essência, traduzem uma filosofia de trabalho. É dever da Escola esclarecê-los, para que sejam de domínio comum.

O jeito CEJA de ensinar

Está provado cientificamente, que o aprendizado pode tornar-se mais eficiente, se a criança vivenciar cada nova descoberta. Em outras palavras, a criança tem maior facilidade em aprender por experiência. Essa é a base em que se fundamenta o método CEJA de ensinar. Às aulas ministradas em sala, somam-se vivências externas, em que se procura estimular a observação de exemplos do dia-a-dia. Criatividade e sensibilidade são qualidades básicas das crianças em todas as faixas etárias, e é preciso criar os estímulos necessários para que se manifestem.

Disciplina, valores e cidadania

É essencial desenvolver, nas crianças, um espírito mais crítico em relação aos acontecimentos do dia-a-dia, tornando-as mais observadoras e interpretando, assim, cada fato, com base em seus próprios conhecimentos e conceitos. O papel da Escola é fomentar essa criticidade e, a partir de exemplos do cotidiano, introduzir valores sociais e humanos que orientarão sua conduta durante toda a vida. Por exemplo: solidariedade, amizade, união, organização e disciplina. A introdução desses conceitos ultrapassam os limites da sala de aula e se estendem para as atividades práticas e está presente em todos os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, em todas as séries.

Espaço físico

O espaço físico do CEJA é acolhedor e preparado para receber nossos alunos de forma descontraída respeitando suas individualidades e potencialidades.

CONHEÇA O CEJA

SALA DE AULA